segunda-feira, 26 de julho de 2010

DEPOIMENTO DE RAFAELA ROCHA

Exmos. Senhores, 


é com alguma revolta e sentido de desespero que venho por este meio questionar acerca da situação das pessoas que para trabalhar tem de utilizar diariamente as Scuts, pessoas como eu que neste momento só vem como alternativa despedirem-se quando confrontam valores.
Passo a explicar o meu caso, tenho 24 anos e trabalho em Gondomar o trabalho que já é de carácter efectivo (visto a situação do pais sou uma mulher com sorte ter um trabalho estável e que me dá algumas garantias) acontece que sou natural de Ponte de Lima, Freguesia da Seara. Grande azar! Vivo a 94 Km do meu trabalho e para me descocar diariamente já tenho de desembolsar cerca de 250 euros mensais para despesas de carro (uma vez que as alternativas em transportes públicos são bastante morosas e é praticamente impossível a utilização dos mesmos). Então para me descocar para o meu trabalho faço o seguinte trajecto cerca de 15 km da nacional até Viana do Castelo, entrando na A28, seguindo nesta via até a saída da A41 e sigo a direcção VRI/A4, saindo por fim em Ermesinde e ai ainda ando cerca de 10 km até chegar ao meu locar de trabalho.
Fazendo as contas em Portagens, por baixo, gastarei cerca de 8,10 euros por dia o que dá, por baixo, repito, cerca de 178,2 euros mensais ! Juntando este valor aos 250 euros em despesas de gasóleo, as minhas despesas mensais para ir trabalhar serão de 428,20 euros por mês, sem falar em alimentação!
Quando ganho 654,00 euros, fazendo as contas restam 225,80 euros.
Para os Senhores, 225,80 euros mensais chegam para viver! Terei eu que pagar para trabalhar? Quais são as minhas alternativas?
Poderemos ainda chegar á seguinte conclusão: pessoas como eu que necessitam das Scuts para irem TRABALHAR diariamente têm que pagar, mas se tal não fosse o caso ( a ver pelo projecto de lei que foi aprovado em relação a isenções e descontos ) apenas fosse dar um passeio ao fim de semana e utiliza-se as mesmas Scuts para o efeito, poderia ir tranquilo que é gratuito ( 10 passagens grátis por mês )… ou então, se eu fosse rica e tivesse um ordenado daqueles que se vêem todos os dias na TV, poderia ter 4 viaturas e assim estar tranquila pois utilizaria as Scuts gratuitamente ( as tais 10 passagens grátis por mês )… podemos concluir então que quem necessita das Scuts, e repito, PARA TRABALHAR, têm que pagar, mas quem apenas as vai usar apenas para passeio serão gratuitas…!! ISTO FAZ ALGUM SENTIDO?!
Gostaria que pensassem e nas pessoas, como eu, que já fazem um grande esforço para conseguir contribuir para o país trabalhando, mas com a situação actual penso que só ficamos a ganhar em ficar em casa, com o fundo de desemprego. Isso sim eu acho justo! Não é verdade?
Por favor, era importante que tivesse algo a dizer sobre este assunto, as pessoas individuais. A informação que chega até nós é escassa, não sabemos onde nos dirigir para esclarecer as nossas dúvidas, se estamos ou não isentos!

***

Obrigada,

Rafaela Rocha