terça-feira, 16 de março de 2010

Movimento «A28 sem Portagens» exige demissão deputados eleitos pelo Alto Minho

O movimento «A28 sem Portagens», exigiu ontem a demissão dos deputados do distrito de Viana do Castelo, à excepção de Defensor Moura, o único dos seis eleitos pelo Alto Minho que, sexta-feira passada, votou contra a introdução de portagens nas SCUT. A proposta do Governo recolheu os votos favoráveis dos outros dois deputados socialistas, Rosalina Martins e Jorge Fão. Já os deputados José Eduardo Martins, Luís Campos Ferreira, ambos do PSD, e Abel Baptista, do CDS, abstiveram-se.


Em declarações à RAM, Daniel Silva, adiantou que «estes cinco deputados alhearam-se de uma triste realidade que afecta os cidadãos que os elegeram», e por isso, «devem deixar de ser deputados».

Mais, para o porta-voz, Rosalina Martins, José Eduardo Martins e Abel Baptista «traíram os eleitores», porque durante a campanha eleitoral para as últimas legislativas, «defenderam a não introdução de portagens na A28».

«A obediência partidária, em compensação de manutenção de «tachos» fez com que votassem a favor ou se abstivessem. Os eleitores foram enganados e os cidadãos da região que os elegeram saíram prejudicados».

«Quer pela distância percorrida até ao Porto, quer por ser economicamente o mais pobre e onde as oportunidades de emprego são bem menores, o distrito Viana será mais penalizado».

Dos três cabeças-de-lista apenas José Eduardo Martins se escusou a reagir. Rosalina Martins considerou que a exigência de demissão «não têm cabimento» e refutou ter «enganado»a população. Reafirmou que sempre defendeu «a isenção»de portagens no distrito, e que nunca tomou posição relativamente aos outros municípios.

Abel Baptista, do CDS garantiu ter votado «em coerência» com o principio de utilizador - pagador. Reafirmou a necessidade de acabar com a «discriminação negativa». «Ou há portagens em todas as SCUTS ou não há na A28», afirmou, classificando de «populismo» a posição de Defensor Moura.
 
Noticia "Radio AltoMinho"

7 comentários:

  1. Queria dizer as pessoas que se não nos manifestarmos por nós ninguem o fará por nós, e que tambem acho que somos (portugueses) um pouco comformistas e andamos na onda do "deixa andar".. dia 17 abril vamos parar o porto!! SEi que a vida vai "apertada" para todos mas e' uma manifestaçao para se fazer notar e carro a carro fazemo nos notar, cada carro e importante,

    ResponderEliminar
  2. De facto... um verdadeiro escândalo!
    Depois de apregoarem durante a Campanha Eleitoral que defendiam a não introdução de portagens... eis que a força partidárias pesou.
    Mais uma vez os interesses pessoais e dos partidos estiveram em 1º lugar...
    Espero que todos se lembrem desta posição nas próximas eleições legislativas...
    André Alheira

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!
    No passado Sabado, na Marcha Lenta contra as portagens na A 28, a GNR impediu que todos
    chegássemos ao mesmo tempo... cortando as colunas, ameaçando multas, e fazendo desvios...
    Portugal no seu melhor!!Esta atitude da GNR (e quem nela põe e dispõe) poder-se-á chamar Sensura? Penso que sim...Não será ilegal ameaçar quem está simplesmente a fazeruma manisfestação pacifica e devidamente autorizada?Não serão estes desvios ilegais?De que é que tinham medo estes Srs?Mais uma verdadeira vergonha!Enfim...

    ResponderEliminar
  4. http://www.aventar.eu/2010/04/20/sou-a-favor-do-pagamento-de-portagens-2/

    ResponderEliminar
  5. Esse Fão, ainda não percebi o que está ele aí a fazer.. Depois de ter sido um .... na escola ETAP e de ter roubado a torto e direito foi para esse tacho... e ainda por cima faz o que lhe convém para subir no cargo, e encher os bolsos...
    agora pergunto-me quem lhe paga a ele as portagens...à, é verdade, é o contribuinte...

    ResponderEliminar
  6. Estou a morar em Viana e trabalho no Porto, costumo usar tanto o comboio, como as camionetas como o meu carro na A28. Fui contra a "trapalhada" SCUT, no seu início. Agora nesta fase é muito mau colocarem portagens depois de prometerem estrada "gratuita" e terem-se criado nas pessoas e empresas expectativas legítimas de poderem circular ali sem pagar.
    O problema das SCUT é custarem 700 milhões ao estado, e as portagens anunciadas cobrarem cerca de 120 milhões, continuará a faltar a maior parte do dinheiro! Portagens aqui, é por isso um sacrifício inútil de quem ali circula.
    Como o governo se vê incapaz de renegociar com os seus compadres as concessões (negociadas em tempos de vacas gordas e muito gravosas para o estado), vão sobre os mais fracos, os utentes.

    Comecem de cima, pelas concessões.
    Depois metam portagens em TODAS as auto-estradas gratuitas, principalmente nas da zona de Lisboa que é a mais rica.
    Defina-se uma tarifa por Km para ser aplicada por todos os concessionários igualmente.
    Se garantirem que o dinheiro apurado nas portagens é suficiente para as sustentar, então serei a favor das portagens, de contrário não posso aceitar.

    ResponderEliminar