segunda-feira, 26 de julho de 2010

DEPOIMENTO DE RAFAELA ROCHA

Exmos. Senhores, 


é com alguma revolta e sentido de desespero que venho por este meio questionar acerca da situação das pessoas que para trabalhar tem de utilizar diariamente as Scuts, pessoas como eu que neste momento só vem como alternativa despedirem-se quando confrontam valores.
Passo a explicar o meu caso, tenho 24 anos e trabalho em Gondomar o trabalho que já é de carácter efectivo (visto a situação do pais sou uma mulher com sorte ter um trabalho estável e que me dá algumas garantias) acontece que sou natural de Ponte de Lima, Freguesia da Seara. Grande azar! Vivo a 94 Km do meu trabalho e para me descocar diariamente já tenho de desembolsar cerca de 250 euros mensais para despesas de carro (uma vez que as alternativas em transportes públicos são bastante morosas e é praticamente impossível a utilização dos mesmos). Então para me descocar para o meu trabalho faço o seguinte trajecto cerca de 15 km da nacional até Viana do Castelo, entrando na A28, seguindo nesta via até a saída da A41 e sigo a direcção VRI/A4, saindo por fim em Ermesinde e ai ainda ando cerca de 10 km até chegar ao meu locar de trabalho.
Fazendo as contas em Portagens, por baixo, gastarei cerca de 8,10 euros por dia o que dá, por baixo, repito, cerca de 178,2 euros mensais ! Juntando este valor aos 250 euros em despesas de gasóleo, as minhas despesas mensais para ir trabalhar serão de 428,20 euros por mês, sem falar em alimentação!
Quando ganho 654,00 euros, fazendo as contas restam 225,80 euros.
Para os Senhores, 225,80 euros mensais chegam para viver! Terei eu que pagar para trabalhar? Quais são as minhas alternativas?
Poderemos ainda chegar á seguinte conclusão: pessoas como eu que necessitam das Scuts para irem TRABALHAR diariamente têm que pagar, mas se tal não fosse o caso ( a ver pelo projecto de lei que foi aprovado em relação a isenções e descontos ) apenas fosse dar um passeio ao fim de semana e utiliza-se as mesmas Scuts para o efeito, poderia ir tranquilo que é gratuito ( 10 passagens grátis por mês )… ou então, se eu fosse rica e tivesse um ordenado daqueles que se vêem todos os dias na TV, poderia ter 4 viaturas e assim estar tranquila pois utilizaria as Scuts gratuitamente ( as tais 10 passagens grátis por mês )… podemos concluir então que quem necessita das Scuts, e repito, PARA TRABALHAR, têm que pagar, mas quem apenas as vai usar apenas para passeio serão gratuitas…!! ISTO FAZ ALGUM SENTIDO?!
Gostaria que pensassem e nas pessoas, como eu, que já fazem um grande esforço para conseguir contribuir para o país trabalhando, mas com a situação actual penso que só ficamos a ganhar em ficar em casa, com o fundo de desemprego. Isso sim eu acho justo! Não é verdade?
Por favor, era importante que tivesse algo a dizer sobre este assunto, as pessoas individuais. A informação que chega até nós é escassa, não sabemos onde nos dirigir para esclarecer as nossas dúvidas, se estamos ou não isentos!

***

Obrigada,

Rafaela Rocha

9 comentários:

  1. Exmos. Senhores presidentes de junta ou de câmara,



    Venho através deste correio electrónico, como cidadão e eleitor, solicitar vossa atenção para me esclarecerem, a mim e aos outros eleitores, sobre a vossa posição quanta a problemática das Scuts assim como para vos fazer uma proposta.

    Seja, gostava de saber de maneira inequívoca, se são pela introdução das portagens ou se são contra



    Se sim, mesmo que não compreendendo devo democraticamente aceita-lo, mas também devem os senhores explica-lo e comunica-lo aos vossos eleitores.



    Se são contra devem assumi-lo com toda a frontalidade e com todas as consequências.

    Assim sendo peço-lhes, neste caso, que façam tudo o que esta no vosso poder para impedir a entrada em vigor do pagamento.

    Sabem que têm o poder e a Força politica para isso.

    A minha duvida hoje è se Têm a coragem?

    Sabem que em conjunto politicamente podem impedi-lo?

    Sabem que è o que querem vossos eleitores que não são na maioria nem accionistas das companhias concessionárias, nem fazem parte do aparelho partidário de Lisboa mas sim são os que vos deram o voto e quem os Senhores têm o dever moral e prioritário de representar e defender os interesses antes de mais.





    Partindo do pressuposto e se esses valores representam algo há três passos a seguir. Qualquer Responsável com o sentido da responsabilidade que discorde deve por seu lugar a disposição ou pedir ao conjunto que lhe dê a razão perante a direcção.

    O primeiro passo è informar a direcção,

    O segundo se não teve sucesso o primeiro è a demissão,

    E o terceiro è a provocação de eleição para que o Povo decida, já que, espero, vivemos numa sociedade democrática e republicana.



    Venho assim, dar minha opinião e fazer uma humilde proposta. Para que a justiça a ètica e o pragmatismo vençam e talvez começar de novo a acreditar, não na politica mas nos políticos que temos e na sua acção.



    Grato pela atenção, aguardo as respostas e sobretudo a acção que espero não seja necessária além do primeiro passo, mas que è urgente.



    Com os melhores cumprimentos.



    MM

    http://vilanova_anha.blogs.sapo.pt/7968.html

    ResponderEliminar
  2. Partilho inteiramente da revolta da Rafaela. Resido em Barcelos, trabalho no Porto e vou ter que pagar, por inteiro, as portagens da A28 que utilizo todos os dias para chegar ao trabalho. Mas, por sinal, um residente, por exemplo, da Póvoa de Varzim, que não utilize a A28 para deslocação para o seu trabalho, se, ao fim-de-semana quiser passear-se pelo Porto utiliza, para fins “recreativos”, de graça a auto-estrada que eu pago para poder chegar ao meu emprego.

    ResponderEliminar
  3. Este caso è pragmático e não se deve por só em causa o Governo mas sim os políticos que temos e as politiquices, E , talvez o povo, o cidadão e seu sentido democrático, republicano, sua objectividade. Porque agora que O Coelho saiu da cartola a querer ser no caso das portagens mais papista do que o Papa e a querer ser Califa no lugar do Califa, já não vejo tanta luta e tantos insultos contra as portagens. Isso ainda me desola mais sobre os meus compatriotas (os políticos já tinha poucas ilusões) e os políticos portugueses. Já ninguém ouve o Sr. Rui Rio nem os presidentes do PSD? Onde esta a revolta do Norte? Todos estão a brincar com “os palermas” que lhes dão o poder por uma bandeira, por pertencerem ou pensar que pertencem a uma banda através dum cartão ou duma cor….Ridículo e esquecem todos que mudam os chefes, mudam os interesses, os lobbies e as ideias para não falar em ideologias. Mas cada um continua a defender o eleito por vezes contradizendo o que defendia ou atacava antes…E os carneirinhos seguem…Há que haver objectividade e coerência. Onde estão os eleitos do Norte? Na toca do Coelho Passos ou na gruta do Sócrates olhando para as sombras em vez de verem a luz? Portugueses, sejam dignos…O pais, a vida è nossa e não dos políticos nem dos lobbies…http://vilanova_anha.blogs.sapo.pt/8478.html

    ResponderEliminar
  4. Colegas, informo que a partir do próximo mês irei fazer parte da lista dos desempregados deste país. Caso as portagens avancem!
    Mas desempregada sem quais quer direitos, pois o meu patrão não tem culpa de eu ter de me descocar 200 km por dia para puder trabalhar. Irei começar a pedir as portas ao serei mais uma beneficiaria do rendimento mínimo

    É de salientar a discriminação NEGATIVA que existe neste país. No que depender dos nossos governantes, daqui a meia dúzia de meses não teremos como alimentar os nossos filhos. Para em contra partida poder alimentar os LUXOS, de quem nos governa!

    Vamos demitir este Governo, esta crise é uma farsa, para que os ricos fiquem cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais miseráveis...

    Tenho vergonha de ser portuguesa!

    ResponderEliminar
  5. É de facto uma pena que para alguns manterem, ou elevarem, o seu nível de vida, a maioria tenha, como é costume que o baixar. O caso relatado será de facto uma das situações de maior impacto na vida dos particulares, mas isso para os decisores deste país não interessa, já que o emprego dos "amigos" nas empresas exploradoras (e o nome está muito bem escolhido) das "Auto-Estradas sem custos para os utilizadores" é muito mais importante.
    Só gostava de saber quando é que o FMI vem cá pôr mão nisto? Para o cidadão comum como nós deve ser melhor senão porque é que os políticos estão todos com tanto medo disso ... se de facto for mau ... pelo menos vamos ser roubados por ladrões diferentes

    ResponderEliminar
  6. Gostava de saber se é possível, processar o governo português por estas acções. Eles estão a por em causa os direitos do Homem, o Direito ao trabalho, o direito a uma vida digna... Vou (VAMOS) perder tudo o que construi até agora por causa da má gestão, que esses senhores fizeram dos nossos dinheiros.

    Será que não temos formas de lutas e alguém que nos apoie.

    Isto está pior agora que durante a monarquia...

    e viva a república portuguesa, viva os chulos que gastam e esbanjam os nossos dinheiros viva... viva...


    Rafaela

    ResponderEliminar
  7. Também sou um utilizador da A28.
    Resido em Barcelos e trabalho em Vila do Conde e a noite estou a estudar no Porto.
    Estas histórias das scuts, está muita mal contada pelo governo!!
    Se muitas delas foram construídas com fundo comunitários e agora, querem que as voltamos a pagar??!
    E as isenções estão muito mal pensadas. A existir deviam de ficar isentos quem utiliza quando vai para o sei trabalho e vem e os restantes teriam então umas passagens (5, 10,…viagens) gratuitas. Assim seria mais justo. Quem as utiliza em lazer, devia de pagar.
    E não se admite que quem na adere ao Chip tenho que pagar uma “multa”!!!!!!!!!!!!!....e será aplicada por pórtico ou viagem???? Vergonha e a DECO e outras defesas dos consumidores, não dizem nada sobre este abuso???????!
    As comissões de utentes ficam/ficaram muito a desejar!!! Não fizeram mais nada do que meia dúzia de buzinões e nada mais! O que é que o buzinão vai influenciar o governo??? Eram e é preciso medidas mais ativas.
    E não concordo que as scuts do Norte, comessem já a ser portajadas e o resto fica para depois!!... Tinham que ser todas ou então ficam a espera de estar todas prontas.
    Falta muita união as pessoas por lutar por causas, só querem olhar para o umbigo delas. Levantem a cabeça e juntem-se e assim poderemos mudar para melhor.

    ResponderEliminar
  8. Eu mesma ja expus mais que uma vez esta situação a deco e a resposta foi :
    "Exmo.(a) Senhor(a),


    Acusamos a recepção da sua carta, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

    Relativamente ao assunto exposto, cumpre-nos, desde já, informar que a questão relatada por V. Exa. é de relevante interesse para a intervenção da nossa Associação junto dos organismos públicos e privados, constituindo um valioso contributo para a defesa dos interesses e direitos dos consumidores, na prevenção de eventuais violações dos mesmos.

    Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,..."

    O assunto é de relevante interesse, respondem eles!!!
    Devem fazer control C , para todos os emails.

    Rafaela

    ResponderEliminar
  9. Há que tomar medidas mais drásticas, já que não vai a bem, vai a mal!
    É preciso união de todos para conseguirmos concretizar os obetivos.

    :}{:

    ResponderEliminar