quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Governo recebe autarcas que contestam portagens na A28

Os autarcas de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos reúnem segunda-feira com o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, para "reafirmar as razões que os levam a contestar a colocação de portagens na A28".



O presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário Almeida, recordou à Lusa que a ideia do Governo de introduzir portagens na A28, que liga Viana do Castelo a Matosinhos, "não tem lógica", sendo que neste encontro cada presidente de câmara "vai apresentar argumentos referentes a cada município".

No caso de Vila do Conde, Mário Almeida insiste que "não há via alternativa, uma vez que a ligação entre a freguesia de Mindelo e a Póvoa de Varzim faz parte da rede municipal" e não comporta todo o trânsito que diariamente circula na A28.

Além disso, as portagens seriam um "entrave ao crescimento económico e industrial do município", uma vez que na zona de Mindelo "estão previstas unidades empresariais e industriais que representam a criação de mais de 2 mil postos de trabalho", reforçou ainda Mário Almeida.


Assim, considera que a ideia de colocar portagens naquela via seria "absolutamente impensável e demonstraria falta de senso".


Entretanto, esta semana, a Câmara Municipal de Esposende colocou outdoors, em locais que considera "estratégicos", onde refere que aquele município "está contra a colocação de portagens na A28".


O objectivo desta iniciativa é "apelar para que a população subscreva uma petição" que circula na internet e que vai ser entregue ao Governo, à Assembleia da República e aos partidos políticos.


Um dos argumentos comuns aos vários municípios e também a Esposende é que "a Estrada Nacional 13 está cheia de constrangimentos, desde rotundas a semáforos e tem certos troços que não permitem a circulação de pesados, como é o caso da ponte de Fão", alerta a edilidade em comunicado.


Paralelamente a estas acções das autarquias, o Movimento "A 28 sem Portagens" criou um blogue que dá conta da actividade deste grupo de cidadãos que utiliza, diariamente, aquela via e que contesta também a colocação de portagens.


O blogue pode ser visitado através do endereço http://a28-semportagens.blogspot.com/.



10/12/09, 16:20



OJE/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário