sábado, 14 de novembro de 2009

A28

Seja na ponte nova de Viana do Castelo, seja nas proximidades do Norteshopping, em Matosinhos, a empresa concessionária do IC1 colocou placas informativas com a seguinte inscrição: A28 /...... / Euroscut Norte.

Para muitas pessoas, tais placas induzem a possibilidade de, o IC1 entre Porto e Viana do Castelo, ser transformado em auto – estrada com portagens, abandonando o sistema SCUT, actualmente em vigor.

Este medo, sentido por quem utiliza este itinerário complementar tem fundamento. Contudo, espero e desejo que o Governo tenha uma atitude racional, algo que nos últimos tempos lhe tem faltado.

A ideia de instituir portagens no IC1 não deverá passar de uma remota hipótese. Senão, estaremos perante uma posição de profunda injustiça social perante uma região que, ao longo dos anos tem sido votada ao abandono pelos sucessivos governos que pouco ou nada tem investido nela e que muita riqueza poderá vir a trazer ao país, pois encontrando-se geograficamente próxima da Galiza, tornar-se-ia num elo fundamental no relacionamento Portugal/Galiza.

Quanto a possíveis entraves à existência de portagens, podem ser citados alguns, que corroboram com o meu pensamento: Antes de instituir portagens seria obrigatório solucionar dois impedimentos à verdadeira segurança rodoviária. Estou a referir- -me às pontes de Viana do Castelo ( a velha ponte construída pela casa Eiffel ) e de Fão ( velha ).

Sendo duas travessias que estão interditas ao transito de veículos pesados, não constituirão em caso algum prováveis alternativas ao IC1. Não existe lei alguma que obrigue veículos pesados a circularem através de auto-estradas quando não existem alternativas. Como tal, seria imprescindível a construção de 2 novas pontes nestas localidades. Não prevejo que haja interesse por parte do Governo nesta solução.

Outra questão prende-se com as cidades da Povoa de Varzim e de Vila do Conde. A alternativa à circulação no centro destas cidades era uma variante que foi incorporada no IC1. Ou seja, actualmente, a única alternativa ao IC1 é a velhinha E. N. 13 que percorre o centro de Vila do Conde e Povoa de Varzim. Será que os automobilistas serão obrigados a retornar aos velhos tempos em que era caótico atravessar Vila do Conde/Povoa de Varzim? Presumo que este desfecho não seja do agrado de poveiros e vilacondenses. Mas com este Governo tudo é provável!... Por ultimo, já existe uma auto-estrada que faz a ligação entre o Porto a Valença ( A3 ). Se, ao IC1 fossem instaladas portagens, seriamos a única zona do país a fruir de 2 auto-estradas para o mesmo trajecto.

Somos uma região carenciada, desprovida de vias rodoviárias que possibilitem o desenvolvimento regional. É primordial amenizar este estado actual, investindo em toda a região litoral a norte do Porto, através de vias estruturantes, mas não pagantes....


Daniel Pedro

Maio de 2003

Publicado no Jornal de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário