sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Portagens vão afectar muitos Barcelenses

Movimento "A28 sem portagens" promove petição que tem já mais de 11 mil assinaturas


Portagens vão afectar muitos Barcelenses



Governo prepara-se para introduzir "portagens virtuais" na auto-estrada que liga o Porto a Viana do Castelo contra a vontade das populações.

O recente movimento nas obras de colocação dos pórticos onde serão instaladas as câmaras que vão efectuar o registo da passagem dos automóveis deixa antever que estará para breve a introdução das portagens virtuais - um sistema em que o automobilista receberá depois a conta para pagar. A introdução das portagens naquela via só estará dependente da lei que obriga a colocação de um chip nas matrículas.



O movimento "A28 sem portagens" tem já a decorrer uma petição na internet, que até ao momento conseguiu mais de 11 mil assinaturas, e que reivindica a anulação da medida. Como explica o porta-voz, Daniel Silva, pretende-se alertar a população para os prejuízos que tal medida vai provocar no tecido económico da região: "As pessoas tendem a reagir apenas quando sofrem na pele as consequências, mas é preciso actuar antes do facto consumado".



O Movimento lembra que não existe qualquer alternativa condigna à via: "A estrada nacional 13 não pode, de modo algum, ser considerada uma alternativa à A 28. Como actualmente, não possuímos alternativas viáveis às pontes de Fão ( Esposende ) e Viana do Castelo, é primordial a construção de novas pontes".



Daniel Silva explicou ao Cávado Jornal que o Movimento não pretende fazer qualquer tipo de manifestação contra a introdução de portagens, preferindo outro tipo de acções. Para além da petição a decorrer, estão a ser efectuados contactos com as Câmaras Municipais da região para saber qual a sua posição, bem como foram já pedidas audiências aos deputados eleitos pelos distritos envolvidos.



A via judicial poderá também ser seguida, já que há aspectos legais que não estarão a ser respeitados, já que o contrato com a Euroscut/Norte foi estabelecido por 30 anos, o que não será cumprido. A ser alterado, outras empresas poderão também querer concorrer.







ACIB tinha elaborado estudo sobre A28







3 mil empresas desaparecem







A ACIB efectuou há tempos um estudo que previa o impacto sobre as empresas da região com a introdução das portagens na A28. Segundo este, cerca de três mil empresas do concelho poderiam ser afectadas por mais este encargo e algumas poderão mesmo que ter que encerrar portas. Os outros pormenores do estudo não foram divulgados, o que leva a Comissão contra as portagens a solicitar à ACIB que torne público todo o estudo, já que se poderia tornar um argumento essencial na luta. O Movimento está também à espera que Miguel Gomes tome posse como Presidente da Câmara de Barcelos para lhe pedir uma audiência.



Autor: Carlos Cunha

CAVADO JORNAL

Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009 - 12:27:13

Sem comentários:

Enviar um comentário