terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Governo admite isenções no pagamento de portagens na A28

As portagens na A28 continuam em agenda e serão introduzidas pelo Governo, estando previstas isenções para trânsito local e "utilizadores frequentes", revelou o presidente da Câmara de Vila do Conde.




Mário Almeida falou aos jornalistas no final de uma reunião entre cinco presidentes de câmara do Litoral Norte e o ministro das Obras Públicas, um encontro onde os autarcas procuraram travar a intenção do Governo de introduzir portagens na A28, entre Viana do Castelo e o Porto.



O presidente da Câmara de Vila do Conde definiu a reunião como "produtiva", tendo ficado "claro" no encontro que existirão "isenções" nas portagens para "trânsito local" e será também contemplada a situação do "utilizador frequente [da estrada], pessoas que vão para o seu emprego, as suas casas".



Mário Almeida referiu que existirão novas reuniões com o Ministério das Obras Públicas, encontros ainda não agendados mas que decorrerão em breve, "onde serão analisadas outras questões", e onde os autarcas abrangidos pela A28 voltarão a defender a sua posição.



"Entendemos que as portagens são lesivas do interesse das populações e do próprio dinamismo empresarial que todos procuramos protagonizar no sentido de melhorar as condições de vida das populações", frisou o autarca de Vila do Conde.



Apesar das excepções contempladas para a A28, Mário Almeida promete a oposição dos autarcas da região que não se mostram dispostos a aceitar a instalação de portagens, motivo pelo qual "existirão novas reuniões" com os responsáveis das Obras Públicas.



Embora reconhecendo "uma abertura do Governo" face "às muitas questões" colocadas pelos presidentes de Câmara sobre a A28, Mário Almeida explicou que o Executivo foi "muito claro" na sua posição, mesmo "tomando nota de tudo" quanto foi levado pelos autarcas.



O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, não falou aos jornalistas no final da reunião com os autarcas.



" Jornal de Noticias "
05/01/2010

3 comentários:

  1. Uma questão que me inquieta é como pode uma estrada como o IC1, que foi construída pelo erário público no seu troço até Viana do Castelo há vários anos, ser passada a privados, para então ser objecto de cobrança de portagem.

    Qual foi a contrapartida que o erário público teve nessa transmissão, já que a concessionária não fez o investimento inicial?

    ResponderEliminar
  2. A batalha esta perdida! Os Autarcas da Povoa e de Vila do Conde, pela conversa já tem garantido a isenção para os seus. Agora os outros que se amanhem!
    Eu proponho que se for avante a intenção do Governo, se faça uma desobediência total. Ninguém paga, e vamos entupir os tribunais. Outra forma de luta é ir todos para a N 13, para que as filas de trânsito cheguem a A28 a ficarem todos os acessos bloqueados

    ResponderEliminar
  3. Claro que sou contra... chega de impostos
    Agora algo que ainda não tenho informação!
    Quanto é que vai custar cada passagem ???
    A L Costa

    ResponderEliminar